Pedagogia

Ser pedagogo é estar num constante e eterno aprender.

22 de out de 2011

Planejamento

O planejamento utilizando diferentes mídias surge da necessidade de qual equipamento o professor vai utilizar conforme o plano de aula elaborado para uma turma.
O professor deve refletir didaticamente sobre a sua prática, pensar no cotidiano sobre a sua prática, pensar no cotidiano sobre o saber fazer em sala de aula, para não escorregar na mesmice metodológica de utilização dos mesmos recursos e das invariáveis técnicas de ensino. É importante que o professor estude sobre essa temática, uma vez que há uma diversidade metodológica que pode ser trabalhada em sala de aula e/ou numa situação didático-pedagógica. (LEAL, 2006, p.89)

            O planejamento de ensino é uma previsão das ações e procedimentos que o professor vai realizar junto aos seus alunos, e organização das atividades discentes e das experiências de aprendizagem, visando atingir os objetivos educacionais estabelecidos. “Planejar é uma ação dinâmica, interativa, e acontece antes de se iniciar o processo de ensino, durante e depois do processo. É uma ação reflexiva, que exige do professor investigação e atualização didático-pedagógica”. (LEAL, 2006, p.90)
            Os professores na escola devem se organizar de forma que todos possam ter acesso aos recursos disponíveis na escola, através da comunicação entre eles.
            Mas o fato de ter tecnologias nas escolas, não garante o seu acesso, e tão pouco que tais recursos sejam utilizados pedagogicamente, ou seja, às vezes são utilizados como passa tempo.
            Porém, as tecnologias contribuem significativamente de forma positiva, quando utilizadas pedagogicamente. Mas vale lembrar que, muitas vezes tais recursos não são utilizados de forma correta, devido à falta de conhecimento dos professores, pois estes precisam estar em constante atualização para não ficarem ‘presos’ as formas tradicionais de elaboração de suas aulas.
            O bom desempenho de uma aula depende de sua elaboração, de forma que as atividades construídas através de projetos tem um desempenho mais amplo e contempla um melhor desenvolvimento da aprendizagem.

Precisamos dos educadores tecnológicos para que nos tragam as melhores soluções para cada situação de aprendizagem, que facilitem a comunicação com os alunos, que orientem a confecção dos materiais adequados para cada curso, que humanizem as tecnologias e as mostrem como meios e não como fins. (MOURAN, 2003, p. 7)

            Os projetos existentes na escola, onde a tecnologia é utilizada, são de grande serventia tanto para o professor, quanto para facilitar a aprendizagem do aluno, mas vai depender do empenho dos professores para garantir o sucesso do projeto, pois a sala de informática algumas vezes é utilizada como fonte de divertidos jogos.
                                   
            Referências Bibliográficas

LEAL, Regina Barros. Planejamento de Ensino: peculiaridades significativas. Universidade de Fortaleza, 2006.

MOURAN, José Manuel.Gestão Inovadora da escola com tecnologias,2003. Disponívelem:http://uab.ifsul.edu.br/midias/moodle/conteudo/ciclo_basico/mg/etapa_1/p7.html. Acesso em: 14/07/2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário